Depois de cinco anos, ERCO voltou a ser realizado pelo Tribunal de Contas do Estado
Na abertura do 14º Encontro Regional de Controle e Orientação (ERCO), em Caxias do Sul, na manhã desta quinta-feira (09), o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS), conselheiro Alexandre Postal, destacou que a busca da qualificação da administração pública é uma prioridade de sua presidência e da Instituição. O presidente comentou que há cinco anos o TCE-RS não realizava o ERCO, evento que já é tradicional do órgão de controle. “Estamos reunidos com os 59 municípios que fazem parte dessa Regional, procurando auxiliar e fazer o melhor para os jurisdicionados. O objetivo do TCE-RS não é punir, mas queremos contas sem problemas,” alertou. No entanto, destacou o presidente, o Tribunal de Contas não esqueceu de aprimorar também suas formas de fiscalização, utilizando, hoje, a Inteligência Artificial e outras ferramentas de tecnologia.
PROGRAMAÇÃO
Nesta edição do ERCO, o Tribunal está adotando uma nova dinâmica para a atividade, com mudanças no seu formato. Na parte da manhã, o TCE-RS apresentou exposições em geral, com pautas sobre o funcionamento e as atividades de fiscalização, nova dinâmica processual, auditoria concomitante, responsabilização, laboratório de obras, Parceria Público Privada (PPP) e utilização de robôs na fiscalização. Na parte da tarde, a programação traz novidades, apresentando temas técnicos divididos em 11 salas.
CAMPESTRE DA SERRA
A Secretária de Educação Fabiana Parizotto Fernandes, a coordenadora geral do Gabinete Renata Rech e a auxiliar administrativa do setor de compras Patricia Rodrigues Almeida estão presentes no encontro em Caxias do Sul. Na tarde desta quinta-feira,09, participaram das salas, cujo temas abordavam a nova lei de licitações e contratos e, sobre planejamento e gestão municipal em educação.
Francisco Queiroz Filho – Assessoria de Comunicação Social
Foto: Vinícius Reis