Estudantes estão escrevendo e ilustrando livros
Os alunos da rede municipal de ensino do terceiro ao sétimo ano do Ensino Fundamental estão participando do programa Super Autor, uma aventura na escola. A iniciativa tem como objetivo estimular a escrita e a leitura, entre outros aspectos. É uma atividade onde os alunos escrevem e ilustram seus próprios livros. A coordenação do projeto é da professora de Informática Cassiana Carraro, com a participação de outras disciplinas.
Esta ferramenta pedagógica foi inserida nas salas de aula após a primeira etapa do nivelamento realizado com os alunos e professores, coordenado pela Universidade de Caxias do Sul. A primeira etapa realizada em maio diagnosticou a necessidade de se dar uma atenção maior para a escrita, leitura e interpretação após o período de pandemia. Na última semana de novembro deverá ser realizada a segunda etapa desse nivelamento pedagógico, e em seguida serão definidas as estratégias para o ano que vem. Os participantes do programa Super Autor produzem os textos e ilustrações de forma digital, porém, a editora do programa fará a impressão dos livros, e no final haverá uma sessão de autógrafos com os alunos escritores.
A secretária de Educação de Campestre Fabiana Parisotto Fernandes destaca também que o projeto é uma forma de adaptação a um novo jeito de ensinar e de aprender. “Estamos buscando a adotar práticas em que os alunos desenvolvam a aprendizagem de forma mais rápida e eficaz pós esse período de pandemia”.
Assessoria de Comunicação