Ir para conteúdo principal
Logotipo
Conteúdo Principal
22/10/2021 Saúde
COMPARTILHAR NOTÍCIA

O DIAGNÓSTICO PRECOCE É UM GRANDE ALIADO NA CURA DO CÂNCER DE MAMA

Outubro Rosa em Campestre da Serra teve palestra com o médico Túlio Trevisan.

As mulheres que residem na sede e interior do município de Campestre da Serra participaram na quinta-feira (20), no salão Pedro Cecatto, de uma importante conversa com o Ginecologista, Mastologista e Cirurgião Oncológico de Vacaria, Dr. Túlio Trevisan, sobre a prevenção do câncer de mama. O evento seguiu todas as normas de segurança e prevenção à Covid 19, como o distanciamento, o uso de máscara e álcool em gel.

Dr. Túlio apresentou informações relevantes, principalmente sobre os fatores de risco para as mulheres desenvolverem o câncer de mama, a importância do auto-exame e convidou as mulheres a ficarem muito atentas aos sinais que podem surgir, procurando o mais breve possível um profissional de saúde para a avaliação de suas mamas.

Fatores como a faixa etária, a alimentação, a prática de atividade física, o controle do peso, a fase pós-menopausa e outros tantos, foram apresentados e exemplificados pelo Dr. Túlio, o que permitiu esclarecer dúvidas e adquirir novos conhecimentos. O médico alertou as mulheres também para que não se deixarem impressionar por notícias falsas e fatos sem nenhuma comprovação científica que circulam nas redes sociais a respeito do câncer de mama.

 

A relação entre a vacinação contra a Covid e o aumento de volume dos linfonodos foi uma das preocupações levantadas pelas mulheres presentes ao evento. A recomendação médica é de que após fazerem a segunda dose, as mulheres devem aguardar de quatro a seis semanas para realizarem os exames de mamografia, se não apresentarem sintomas. Se apresentar os sintomas a avaliação e orientação deve ser feita pelo médico.

Durante este mês de outubro, Dr. Túlio já realizou palestras em Bom Jesus, Campestre da Serra e na próxima semana estará em Muitos Capões. A palestra sobre o Outubro Rosa foi uma iniciativa da Administração Municipal, realizada através do Gabinete da Primeira-Dama do município sra. Inês Zanotto, das Secretarias de Saúde e Assistência Social, com o apoio do Cras e da Secretaria da Cultura.

Após a explanação do Dr. Túlio, a assessora de imprensa do município Elenise Minella apresentou seu depoimento, relatando às participantes da programação do Outubro Rosa sua experiência pessoal vivida aos 48 anos de idade, quando teve a confirmação do diagnóstico de câncer de mama, após realizar exames anuais de mamografia e ecografia mamária.

 

Após submeter-se ao tratamento cirúrgico para a retirada do tumor, realizou 35 sessões de radioterapia e na sequência fez uso do medicamento tamoxifeno durante sete anos. Desde então faz exames anuais de controle, sem a ocorrência de recidiva até o momento.

Os palestrantes receberam como recordação do Outubro Rosa em Campestre da Serra uma cesta com produtos típicos do município, das mãos da Primeira-Dama Inês Zanotto e da Secretária de Assistência Social Márcia Brezolin dos Santos. Na sequência houve ainda a degustação de um saboroso coquetel, oferecido pelos organizadores do evento.

 

Outras Notícias

Conteúdo Rodapé