As sugestões apresentadas durante a Conferência serão incluídas no Plano Municipal de Saúde do município que ordenará as ações em saúde nos próximos quatro anos
A 7ª Conferência de Saúde, promovida pelo Conselho Municipal de Saúde em parceria com a administração municipal, foi realizada nesta quinta-feira (22), no Centro de Convivência do Idoso, com a participação de representantes do Conselho, da Secretaria de Saúde e das comunidades da sede e interior do município. Seguindo o protocolo de segurança contra o coronavírus, o evento foi aberto com as manifestações do presidente do Conselho, Luiz Susin e do Secretário da Saúde, Juliano Casanova, que saudaram os presentes e destacaram a importância do encontro. Na sequência os temas da Conferência foram apresentados pela médica Uélen Mondadori , responsável pelo programa Estratégia de Saúde da Família no município, com especial atenção para as mudanças que aconteceram na estrutura do atendimento prestado ao usuário em virtude da pandemia da Covid 19 .
A redução do quadro de funcionários responsáveis pelo atendimento, porque fazem parte dos grupos de risco e a ampliação do tempo de espera para que os pacientes sejam atendidos nas Unidades foram destacados pela Dra. Uélen. Segundo ela, isso foi inevitável para que pudessem ser observadas as normas de segurança e prevenção.Após a apresentação, os usuários do sistema de saúde também se manifestaram questionando os representantes da Secretaria sobre o fornecimento de receitas atualizadas para a retirada dos medicamentos gratuitamente. Sobre esta questão eles foram orientados quanto à necessidade de realizar nova consulta para a atualização de dados. Há três anos as fichas preenchidas à mão foram substituídas por um sistema de armazenamento de dados, o chamado prontuário eletrônico, que possui todas as informações do paciente que necessita de medicamentos de uso contínuo, que será fornecido através da assistência farmacêutica.
Os representantes das comunidades salientaram também a importância da divulgação das informações e orientações à população sobre o trabalho da Secretaria da Saúde e a necessidade da retomada, mesmo que de forma gradual, dos Grupos assistidos pela Secretaria, bem como as palestras com profissionais qualificados nos salões das comunidades do interior.
Depois da análise das ações desenvolvidas através da atenção básica, os trabalhadores em saúde e os usuários do sistema debateram sobre a atenção especializada proporcionada aos moradores de Campestre da Serra. O acesso a exames e consultas em Vacaria é limitado, apesar de ser referência em média complexidade. A maior demanda acaba sendo atendida através da compra de consultas e exames na rede privada que são pagos com recursos do município de Campestre, já que os recursos repassados pelo Estado e pela União são insuficientes e nem abrangem todas as especialidades. As sugestões apresentadas durante a Conferência em forma de propostas serão incluídas no Plano Municipal de Saúde do município que ordenará as ações em saúde nos próximos quatro anos.
Na avaliação do presidente do Conselho, Luiz Susin, a participação efetiva, principalmente das comunidades do interior, contribui para que as necessidades dos usuários sejam conhecidas e as sugestões sejam acolhidas pelo Poder Público.Juliano Casanova que está à frente da Secretaria da Saúde, considerou de grande importância a Conferência para que se chegue a algumas conclusões e se possa avançar em relação às metas estabelecidas pela administração municipal. Ao final do evento foram escolhidos, dentre os participantes, quatro delegados que representarão o município na próxima Conferência Estadual de Saúde, que se realizará daqui a dois anos.
Assessoria de Imprensa